A Música no desenvolvimento da criança
Por Giselle Santana - Música
Vivemos em um
mundo de sons. Um bebê ainda na barriga da mãe escuta os sons exteriores, e
inicia o processo de identificação do ambiente em que nascerá. Durante a
gestação, um bebê é capaz de identificar timbres, entoação, variação de
frequência e ritmo, embora não consiga identificar as palavras. Partindo do
princípio que cada som emitido por nós apresenta uma entoação e frequência,
podemos dizer que as notas musicais ecoam em nosso cotidiano.
Cada
estudante desenvolve uma maneira de captar a linguagem musical, mas todos eles
encontram um sentido nela, manifestando essa aprendizagem de uma maneira ou
outra. Cantando, dançando ou compondo, o importante é despertar o gosto musical
por meio de aulas divertidas e com estratégias que facilitem o aprendizado.
Durante o 1°Trimestre
de 2013, as crianças aprenderam cantigas que estimulam o
desenvolvimento da lateralidade e a distinguir as alturas dos sons (grave/agudo),
conhecendo alguns símbolos musicais e sua
funcionalidade, como a Pauta e a Clave de Sol. No Circuito Sonoro, exploraram
diversos objetos dispostos por um caminho, descobrindo várias possibilidades de
sons.
Na familiarização com instrumentos musicais, já
diferenciam cordas, sopros e percussão, identificando
que cada um deles faz parte de uma espécie, uma família, e apresentam
semelhanças por suas características.
Na
banda de instrumentos percussivos, vivenciaram o modo de executar de cada um
deles, compartilhando – os, coordenando movimentos e cuidando daquilo que
utilizam. Por meio de princípios de regência, relacionaram som e silêncio,
concentrando-se para seguir comandos.
Meus filhotes curtem demais as aulas de música! Parabéns pelo trabalho que fez neste primeiro trimestre. Fiquei impressionado em vem como meu filho reconhecia a clave de sol, e as notas.
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