A Música no desenvolvimento da criança
 Por Giselle Santana - Música

Vivemos em um mundo de sons. Um bebê ainda na barriga da mãe escuta os sons exteriores, e inicia o processo de identificação do ambiente em que nascerá. Durante a gestação, um bebê é capaz de identificar timbres, entoação, variação de frequência e ritmo, embora não consiga identificar as palavras. Partindo do princípio que cada som emitido por nós apresenta uma entoação e frequência, podemos dizer que as notas musicais ecoam em nosso cotidiano.
Cada estudante desenvolve uma maneira de captar a linguagem musical, mas todos eles encontram um sentido nela, manifestando essa aprendizagem de uma maneira ou outra. Cantando, dançando ou compondo, o importante é despertar o gosto musical por meio de aulas divertidas e com estratégias que facilitem o aprendizado.
             Durante o 1°Trimestre de 2013, as crianças aprenderam cantigas que estimulam o desenvolvimento da lateralidade e a distinguir as alturas dos sons (grave/agudo), conhecendo alguns símbolos musicais e sua funcionalidade, como a Pauta e a Clave de Sol. No Circuito Sonoro, exploraram diversos objetos dispostos por um caminho, descobrindo várias possibilidades de sons.
Na familiarização com instrumentos musicais, já diferenciam cordas, sopros e percussão, identificando que cada um deles faz parte de uma espécie, uma família, e apresentam semelhanças por suas características.
Na banda de instrumentos percussivos, vivenciaram o modo de executar de cada um deles, compartilhando – os, coordenando movimentos e cuidando daquilo que utilizam. Por meio de princípios de regência, relacionaram som e silêncio, concentrando-se para seguir comandos.





 

Um comentário:

  1. Meus filhotes curtem demais as aulas de música! Parabéns pelo trabalho que fez neste primeiro trimestre. Fiquei impressionado em vem como meu filho reconhecia a clave de sol, e as notas.

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