Na escola, a música pode ser interpretada de diversas maneiras. Não apenas como elemento artístico, mas integrador, colaborando para a formação do individuo.
De maneira divertida o gosto pela música é despertado, auxiliando na vida acadêmica das crianças envolvendo fatores como concentração, socialização, raciocínio lógico e matemático, percepção sonora e espacial. Entre gestos, palavras, pulos e cantigas, aperfeiçoam-se a expressão e a coordenação motora.
No 1° trimestre/2011 fixamos o nome das notas e alguns símbolos musicais. Foi muito divertido trabalhar o conceito de grave e agudo brincando de morto - vivo e andar pelas linhas curta e longa. Nas palmas surgiu um novo mundo onde agora os sons não são como antes. Eles podem ser fortes ou fracos!
De maneira divertida o gosto pela música é despertado, auxiliando na vida acadêmica das crianças envolvendo fatores como concentração, socialização, raciocínio lógico e matemático, percepção sonora e espacial. Entre gestos, palavras, pulos e cantigas, aperfeiçoam-se a expressão e a coordenação motora.
No 1° trimestre/2011 fixamos o nome das notas e alguns símbolos musicais. Foi muito divertido trabalhar o conceito de grave e agudo brincando de morto - vivo e andar pelas linhas curta e longa. Nas palmas surgiu um novo mundo onde agora os sons não são como antes. Eles podem ser fortes ou fracos!
O pulsar traduz a vida e existe em todos os movimentos. Vamos todos a cantar da direita para a esquerda: “Criança de Jesus tem energia pra gastar...corre pra cá, corre pra lá!”.
A descoberta de novos sons o teclado em sala auxilia na familiarização com novos sons e timbres, despertando a curiosidade em conhecer novos instrumentos musicais. E porque não confeccioná-los? Assim valorizamos a criatividade de cada criança, além de mostrar a elas que são capazes de superar seus próprios limites. Foi o que aconteceu quando cada estudante teve a oportunidade de construir seu próprio chocalho, um instrumento de percussão.
Por meio de atividades com estímulos sonoros e interação com os colegas, trabalha-se a coletividade e a disciplina aprimorando o caráter e relações sociais desta criança. Como é gratificante vê-las descobrir o mundo, cheio de novas possibilidades onde é possível criar, inventar e reinventar.
A descoberta de novos sons o teclado em sala auxilia na familiarização com novos sons e timbres, despertando a curiosidade em conhecer novos instrumentos musicais. E porque não confeccioná-los? Assim valorizamos a criatividade de cada criança, além de mostrar a elas que são capazes de superar seus próprios limites. Foi o que aconteceu quando cada estudante teve a oportunidade de construir seu próprio chocalho, um instrumento de percussão.
Por meio de atividades com estímulos sonoros e interação com os colegas, trabalha-se a coletividade e a disciplina aprimorando o caráter e relações sociais desta criança. Como é gratificante vê-las descobrir o mundo, cheio de novas possibilidades onde é possível criar, inventar e reinventar.
Professora Giselle Santana
Nenhum comentário:
Postar um comentário