Educadora Giselle Santana
Música

     A música é uma maneira de expressão artística e contribui significativamente para o desenvolvimento infantil. De modo diversificado ela faz parte do cotidiano das crianças, porém, conhecer seus fundamentos facilita a compreensão dessa linguagem, incentivando, entre outros, a criatividade, a sensibilidade e a socialização.
   Partindo desses princípios iniciamos as aulas de música conhecendo as suas propriedades: Intensidade: Forte/Fraco, Altura: Grave/Agudo e Duração: Curto/Longo. O processo de musicalização é acompanhado por brincadeiras musicais e atividades lúdicas que promovem a integração e a expressão. Empregando a expressão corporal, iniciamos um trabalho com percussão corporal, como recurso musical e sonoro. Essa prática está associada também a culturas populares, sendo assim, conhecemos a cultura indígena, rica em ritmos, movimentos e criatividade.
   Estimulando a compreensão, a participação e a cooperação juntamente com princípios relacionados a regência, as crianças familiarizaram- se com diversos instrumentos, entre eles, o teclado, o violão, a flauta e os de “bandinha”, aprendendo a diferenciá-los e classificá-los: Cordas, Sopros e Percussão.
     Conhecendo vários estilos musicais e comparando ritmos e timbres, nossos estudantes descobrem um mundo cheio de possibilidades sonoras e exploram da linguagem corporal com sons e ritmos diversos. 
     A música na educação infantil não se restringe ao aspecto musical, mas também aos aspectos cognitivo e motor, o que promove o desenvolvimento do sujeito no todo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário