Educadores Gisele e João Paulo
Música e Ensino Religioso
A linguagem musical é,
sobretudo, experimentar possibilidades sonoras. Deste modo, no 2º Trimestre/2014
apresentamos aos nossos estudantes a Bandinha Rítmica.
Executar os
instrumentos de percussão propicia a familiarização com diversos instrumentos e
colabora para o desenvolvimento perceptivo musical relacionado às propriedades
do som, como por exemplo: noções de ritmo e timbre, forte/fraco, grave/agudo, e na
relação entre o som e o silêncio, baseados nos princípios de regência.
Dando
continuidade a vivência musical, conhecemos de maneira mais aprofundada a flauta-doce,
instrumento de outra “família” que faz parte dos instrumentos de sopro.
Iniciamos
também o processo de conhecimento teórico musical, familiarizando e compreendendo
a função das figuras musicais, relacionando-as com o ritmo das melodias
cantadas.
Com uma metodologia lúdica e
divertida, percebemos nossos estudantes envolvidos e empolgados ao realizarem
as atividades propostas em um ambiente sonoro motivador e integrador. Como cita
Gainza, “A linguagem musical é aquilo que
conseguimos conscientizar ou aprender a partir da experiência”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário