A Música no desenvolvimento da criança
 
 
Por Giselle Santana Professora de Música


A música como disciplina nas escolas tem a finalidade de integrar e colaborar no desenvolvimento da criança. Um dos principais objetivos, foi o de se trabalhar de forma que nossas aulas se dessem de forma prazerosa e envolvente, de maneira que o aprendizado acontecesse naturalmente.
Com cantigas já conhecidas ou com novas músicas, é possível desenvolver a lateralidade por meio do sincronismo de movimentos. A “Dança do canguru” foi um sucesso!... ”Para a direita pulando, pulando, pulando eu vou... para a esquerda, pulando, pulando, pulando eu vou...”.

Com o objetivo de desenvolver a criatividade, cada estudante confeccionou o seu chocalho, um instrumento musical de percussão, reconhecendo também outros, por meio dos timbres tocados nessa função, no teclado. Seja tocando teclado ou violão, a familiarização com os instrumentos musicais é importante, como estímulo e reconhecimento das “famílias dos instrumentos musicais”: Sopro, corda e percussão.

 Acreditando na potencialidade de cada estudante, as notas musicais passaram a ser “solfejadas”, o que consiste em cantar as notas na altura exata, identificando-as. Na construção do conhecimento musical, apreciação musical também deve ocupar um lugar importante.
Interagimos com os divertidos episódios do vídeo “Mini Einsteins Vão á Europa”, da Disney, com regência, partitura, andamentos e intensidade do som, além de apresentarmos grandes compositores e artistas, como Franz Schubert, Leonardo da Vinci e Van Gogh.
Cada criança, com seu modo de expressar-se, sozinho ou com os colegas, criou, dramatizou e sonorizou histórias, incentivadas também com a leitura de livros. Uma viagem com a imaginação!
 

Um comentário:

  1. Gleice (mamãe da Sofia I 5A)26 de outubro de 2012 às 15:53

    Parabéns Giselle por seu trabalho tão especial.

    ResponderExcluir